Adoptar uma abordagem proactiva para a internacionalização torna as empresas mais robustas e potencialmente mais bem-sucedidas, com uma maior base de clientes e mais espaço para expandir o seu negócio. Apesar da internacionalização tipicamente apontar para grandes negócios realizados à escala global, as PME podem internacionalizar-se com sucesso com recursos limitados, se adotarem a estratégia correta.
Na maioria das vezes, as empresas são motivadas a se internacionalizarem por:
Embora estas sejam razões perfeitamente válidas, muitas vezes a internacionalização é vista como a solução para um conjunto de circunstâncias que possam estar a afetar o desenvolvimento normal dos negócios (por exemplo, a deterioração da margem, a estagnação do mercado local, ou um cliente que deseja serviços e produtos noutro país).
No entanto, existem outras razões mais proactivas para incorporar a internacionalização na estratégia competitiva de uma PME, incluindo:
Esse último argumento, obter conhecimento, raramente aparece na lista de razões pelas quais uma PME se torna internacional, e ainda assim é de importância crucial porque as empresas que não trabalham nos mercados internacionais tornam-se menos competitivas e mais vulneráveis por este motivo.
É imperativo, por isso, que as empresas trabalhem no exterior e sejam expostas à necessidade de excelência que a concorrência internacional exige.
Eduardo Neto Filipe
Managing Partner da Atlantic Grids